Geral
Oportunizar a participação em espaços de convivência com o intuito de fortalecer relações pessoais, orientações/ informações condizentes à proteção básica de adolescentes em situação de vulnerabilidade/ marginalização social.
Específicos
Encaminhar à autoridade competente os casos que prescindirem da aplicação das medidas protetivas preconizadas no artigo 98 do diploma legal acima referenciado; fortalecer vínculos familiares, através da mobilização do adolescente e de seus familiares para que ambos tenham consciência sobre seus diretos e deveres e, para que juntos, consigam definir as ações que garantirão o respeito mútuo e a convivência harmoniosa; complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, garantindo, através do atendimento psicossocial, a proteção integral referenciada pelo artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, pautada numa concepção socioeducativa; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; contribuir para a inserção, reinserção e permanência do adolescente no sistema educacional; promover atividades que tarefas que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora, a mente, além de contribuir para que os adolescentes desenvolvam habilidade de trabalho em equipe; estimular práticas que tragam oportunidades de entrar em contato com a natureza e discutir temas relacionados a sustentabilidade e preservação ambiental; considerando a importância da integração/ interação comunitária, bem como a necessidade de produzir estímulos para que os adolescentes descubram talentos e aptidões, oferecer cursos/oficinas que possibilitem aos usuários demonstrar seus atributos natos, além de garantir o contato e o conhecimento das características de um colega (ampliação do universo informacional, artístico e cultural); oferecer, habitualmente, passeios e outras ações que propiciem conhecimento cultural como, por exemplo, exibição de filmes; através dos grupos transversais de reflexão fomentar a discussão sobre os temas que atingem a faixa etária da adolescência, bem como, orientar ações voltadas à descoberta da vocação, encaminhando o adolescente para execução de cursos profissionalizantes e, eventualmente, inserção no mercado de trabalho; desenvolver políticas educacionais e de formação para construir novos valores culturais e sociais com hábitos saudáveis e abstenção do uso de drogas.
Programadas